domingo, 18 de setembro de 2011

Turquia 03 a 10 de Setembro 2011

A Turquia, com área de 780.000Km2 fica em dois continentes: Europa (Trácia) e Ásia (Anatólia), separadas pelo Bósforo, estreito de Istambul e pelo de Dardanelos - estreito de Çanakkale. Tem com fronteiras, os países: Grécia, Bulgária, Geórgia, Arménia, Irão, Iraque e síria. Banhada pelo Mar Negro a Norte, pelo Mar Egeu a Oeste e pelo Mediterrâneo a Sul.
A sua capital é Ankara (na Anatólia) Antalya, no sul do país, é bem conhecida pelo seu clima ameno, pela qualidade e beleza das suas águas e praias e pelo património histórico, dividido por mais de 200 cidades antigas que existem na zona. Aspendos, Perge, cidade submersa de Kekova, Fethiye são locais de visita obrigatória.

Mesquita de Sultão Ahmet, a maior mesquita de Istambul com seus 6 minaretes e conhecida como Mesquita Azul, devido à cor azul e verde predominando nos azulejos das paredes e da cúpula. A majestosa Santa Sofia, que constituiu, na altura da sua construção (ano 537, a maior e mais sagrada igreja do mundo bizantino.

   

Palácio de Topkapi, centro do poder otomano durante 400 anos, que inclui os pátios, jardins, cozinhas, pavilhões e o famoso tesouro.


Grande Bazar onde podemos encontrar objectos e produtos dos mais comuns aos mais inesperados...



Passeio no Bósforo com magníficos panoramas das suas costas europeia e asiática embelezada de palácios , jardins e casas tradicionais de madeira. O estreito do Bósforo separa a Ásia da Europa e ao mesmo tempo liga o Mar de Marmara ao Mar Negro.




Cidade de Tróia, famosa por causa da guerra entre os gregos e troianos.



Pérgamo, cidade antiga onde foi inventado o pergaminho e visitamos o Santuário de Asclepio dedicado ao Deus da medicina Eusculapio.



Éfeso, cidade antiga dedicada à Deusa Artemisa. Destaque para a Biblioteca de Celso, Templo de Adriano, Teatro e casa de banho pública.
Casa da Virgem Maria, Acredita-se que Nossa Senhora terá vivido aqui os últimos anos da sua vida. A casa foi convertida numa pequena capela. É um lugar de peregrinação para os cristãos e é, igualmente, um local sagrado para os turcos.



Pamukkale, piscinas termais de origem calcária, que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. Visto à distância, o panorama lembra o manto de algodão, daí o nome Pamukkale que traduzido do turco significa "Castelo de Algodão". Património reconhecido pela UNESCO.



Capadócia, a natureza esculpiu uma fantástica e quase sobrenatural paisagem. A sua origem deve-se a dois vulcões (já extintos) que expeliram a sua lava e cinzas que formaram o "tufo". O vento e a chuva agindo durante milhares de anos foram os escultores destas formações misteriosas. Os seus antigos habitantes construíram cidades subterrâneas e igrejas com murais extraordinários... é o lugar ideal para a nossa imaginação se perder.



E assim finalizei as minhas férias com muita alegria por conhecer cidades tão bonitas!!!....


    

Sem comentários:

Enviar um comentário