sábado, 16 de abril de 2011

Dia mundial da Doença de Parkinson


A doença de Parkinson, é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.
A Doença de Parkinson, uma patologia que afectou o Papa João Paulo II e cujo dia mundial é assinalado dia 11 de Abril, atinge cerca de 20.000 pessoas em Portugal, a maioria homens com mais de 60 anos.
De acordo com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDP), os hospitais centrais registam por ano mais de 1.800 novos casos e prevê-se que nas próximas duas décadas, a doença afecte mais de 30.000 portugueses, devido ao aumento da esperança de vida.
Os sintomas iniciais da doença são dores, fadiga e depressão e nos estágios mais avançados, o Parkinson  manifesta-se através de tremores e rigidez muscular. As suas causas ainda não são conhecidas, mas acredita-se que as lesões ou o mau funcionamento de uma determinada região do cérebro (núcleo de base - onde se concentram as células produtoras de dopamina, substância que comanda a atividade muscular, como sabemos) podem ser os principais causadores da doença. O tratamento para a Doença de Parkinson só foi descoberto nos anos 60, quando a região cerebral em questão e os processos de perda neuronal foram identificados. A terapêutica e procedimentos cirúrgicos utilizados no tratamento são apenas paliativos e se concentram na atenuação dos sintomas motores, mas não são capazes de conter o avanço da doença. A cura para esta doença infelizmente continua desconhecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário