sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comida para o Cérebro


Existe um provérbio americano que diz “precisamos mais de comida para o Cérebro do que para barriga”, e não podia ser mais verdadeiro. O Cérebro duma pessoa em descanso usa cerca de 20%de energia da comida apesar de só constituir dois por cento de peso corporal. O nosso Cérebro precisa de combustível, principalmente de comidas repletas de nutrientes que estimulam o cérebro. Aqui estão algumas das melhores comidas.

Salmão ou outros peixes gordos:  Contêm a família ómega –3 de ácidos gordos, ajudam a manter as células cerebrais e a criar ligações mais fortes e melhores entre elas.
Frutos e legumes de cores vivas: Como mirtilos e espinafres, são ricos em antioxidantes que também conseguem manter as células cerebrais saudáveis e melhorar a sua conectividade.

 O abacate:  É uma das fontes mais digeríveis de proteínas de alta qualidade e de gorduras saudáveis o abacate também contém antioxidantes, fibras, ácido fólico, entre outros nutrientes.





 oleaginosas: contêm proteínas, hidratos de carbono e gorduras benéficas. Também fornecem uma boa dose de vitamina E, que ajuda à função cerebral. As amêndoas são as melhores seguidas das avelãs, do caju, dos pistácios e das nozes.




A aveia:  Promove uma circulação sanguínea saudável para ajudar o cérebro a funcionar bem. Também contém fibras, proteínas, antioxidantes e alguns ácidos ómega-3.



Os feijões e as leguminosas estão repletos de fibras, vitaminas minerais, proteínas e ácido fólico, dando ao cérebro um abastecimento estável e lento de glicose.






Os ovos: contêm proteínas e gorduras e são uma boa fonte de energia. O selénio dos ovos biológicos ajuda a melhorar o humor. A colina, presente nos ovos, é uma proteína que melhora a memória.  
















Sem comentários:

Enviar um comentário