A água é uma fonte da vida e o elo que une todos os seres humanos do planeta. Está directamente relacionada com todos os objectivos das Nações Unidas: a melhoria da saúde materna e infantil e o prolongamento da esperança média de vida, o empoderamento da mulher, a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável, a adaptação aos efeitos das alterações climáticas e a sua atenuação. O reconhecimento desta importância levou a que a década de 2005-2015 fosse proclamada Década Internacional para a Acção sobre o tema «Água, Fonte de Vida ».
Os nossos recursos hídricos indispensáveis revelaram uma grande capacidade de resistência, mas estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados. É cada vez maior a competição entre uma população que não cessa de crescer e precisa cada vez mais de água para a alimentação, matérias-primas e energia, e uma natureza que também necessita de água para alimentar ecossistemas já fragilizados e fornecer os serviços dos quais dependemos. Todos os dias, lançamos milhões de toneladas de águas residuais não tratadas e resíduos industriais e agrícolas nos sistemas hídricos de todo o mundo. A água limpa tornou-se escassa e sê-lo-á cada vez mais devido às alterações climáticas. E serão os pobres as primeiras e principais vítimas da poluição, da escassez de água e da falta de saneamento adequado.
Este ano, o tema do Dia Mundial da Água, «Água limpa para um mundo saudável», sublinha que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em perigo. A água insalubre causa mais mortes do que todas as formas de violência, incluindo a guerra. Estas mortes são uma afronta à nossa condição de seres humanos e comprometemos esforços feitos por muitos países para realizar o seu potencial de desenvolvimento.
O mundo dispõe dos conhecimentos necessários para resolver estes problemas e gerir melhor os nossos recursos hídricos. A água é fundamental para todos os nossos objectivos de desenvolvimento. Numa altura em que nos encontramos a meio da Década Internacional para a Acção e que nos preparamos para a Cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, devemos proteger e gerir de forma sustentável os recursos hídricos para os mais pobres e vulneráveis e para todas as formas de vida na Terra.
(Fonte: Comunicado de imprensa SG/SM/12786 de 12/03/2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário