domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aniversário de Almeida Garrett

                                             
                                        "Almeida Garrett Invicta" (c) José Ruy

                                                                                      
                       Preito

É lei de tempo, Senhora,
Que ninguém domine agora
E todos queiram reinar,
Quanto vale nesta hora
Um vassalo bem sujeito,
Leal de homenagem e preito
E fácil de governar?

Pois o tal sou eu, Senhora:
E aqui juro e afirmo agora 
Que a um despótico reinar
Me rendo todo nesta hora,
Que a liberdade sujeito...
Não a reis! - outro é meu preito:
Anjos me hão-de governar

"Folhas Caídas" Almeida Garrett



A 4 de Fevereiro de 1799 nasce no Porto, João Baptista da Silva Leitão Garrett, mais tarde 1º Visconde de Almeida Garrett. Escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português, foi o grande impulsionador do teatro em Portugal. Propôs a edificação do Teatro Nacional e a criação do Conservatório. Em 1816 inscreveu-se na Faculdade de Leis e tomou contacto com os ideais liberais. Em 1843 começou a publicar as "Viagens na minha Terra ". Foi o homem que deu à língua portuguesa o preceito da modernidade. 


    


Sem comentários:

Enviar um comentário